domingo, 4 de setembro de 2011
Dicas para a Inspeção Veicular
Bem, não teve muito segredo. Cheguei hoje pela manhã no Controlar da Barra Funda para a primeira inspeção veicular depois que ela ganhou uns pocotós a mais. Testa um cilindro, testa o segundo... testa o ruído e pronto. "Parabéns, o senhor passou na inspeção". Quase dei risada quando o rapaz me disse isso. Tive uma sensação de ironia vindo da parte dele. Devem ter tantos negos tomando pau que aparece uma HD customizada que tenho quase certeza que eles já sabem que essa mudança é só para ser aprovado. Mas voltando ao que interessa, pode parecer básico, mas gostaria de compartilhar algumas dicas para quem ser aprovado, caso tenha mexido no motor ou trocado o escapamento.
Dica 1: Trocar ponteiras não quer dizer necessariamente que você será reprovado
Na primeira inspeção veicular que fiz em 2009, estava com as Screamin' Eagle e filtro Stage 1. Passei numa boa. Talvez no teste de ruído seja reprovado, fique atento a isso.
Dica 2: Regulagem de Mistura
Mistura muito rica = melhor desempenho = poluição maior. Infelizmente ter uma moto muito bem regulada polui mais. Esse ponto de vista é complicado, o que pode ser bem regulado para mim pode não ser para você. As HDs vem com uma mistura pobre para não emitir tantos gases poluentes. Segundo a fábrica, essa é a regulagem ideal... Mas a regulagem ideal para mim é manter o motor numa temperatura estável sem esquentar muito. Impossível manter dessa forma sem ter uma mistura rica. De qualquer forma, para ter a emissão controlada, deixe a mistura bem pobre para garantir quantidade correta dos gases no dia da inspeção.
Dica 3: Álcool com gasolina
Essa não é novidade, certo? O álcool é um combustível que não afeta a camada de ozônio e por isso não é tão perigoso para atmosfera quanto à gasolina. Seria muito fácil se as HDs fossem Flex... mas não importa. Lembro que assim que muitos motoboys começaram a tomar pau na inspeção, a solução foi encher o tanque de álcool numa proporção maior que a gasolina... Bem, colocar 1 litro de álcool não fará tanto mal ao seu motor e proporciona uma mistura boa para emissão de gases menos poluentes.
Dica 4: Gasolina Pódium
É a gasolina mais limpa e com o melhor desempenho. Mesmo que você não tenha costume de utilizá-la, é melhor garantir a utlização ao menos para a inspeção. Caso você tenha certeza que o seu posto de confiança utilize uma gasolina realmente pura, fica a seu critério usar a Pódium ou não.
Dica 5: Voltar as ponteiras originais
Essa é a parte mais chata. Caso tenha trocado de ponteiras, guarde as originais. As originais são feias, são silenciosas, são de baixa performance mas te ajudam a passar na inspeção. As dicas anteriores podem até ser eliminadas em muitos casos com as ponteiras originais. O fato é que não quis testar a inspeção sem mexer na mistura. Mas as chances são realmente grandes já que o catalizador existente ajuda bastante a segurar os gases.
Gostaria de deixar claro o seguinte: não sou mecânico e as dicas que deixo aqui são experiências baseadas na minha moto injetada. Fica a seu critério segui-las ou achar que tudo que fiz até o momento é pura besteira :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara, tem alguma oficina que você recomenda para HDs em SP? Estou a procura de alguma de serviços em geral e mecânica. Abs Leandro
ResponderExcluirTem sim, a Ride'n Roll do Dotz e Arthur. Eu só levo a minha lá, totalmente recomendado. Dá uma olhada nos links ao lado que tem o blog deles. Abs!
Excluir