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sábado, 9 de abril de 2011

Conversão para 1200

Lembro que após a pintura, havia comentado com alguns colegas: "agora parei". Bem, sabia que não era uma verdade, ao menos por algum tempo. Não tem jeito, parece um vício. Mesmo alguns dizendo que "o melhor acessório para sua moto é a kilometragem", customizar é algo que nunca tem fim. O dia que você achar que acabou, está na hora de vender e começar outra estória novamente.

E assim continua... e chegou na hora de quase chegar no limite das cilindradas. Quando comprei a 883, já não tinha mais nenhum sinal das 1200 por aqui a não ser que fosse usada. Que era forte eu sempre soube. Mas em 2008 a Nightster era um sonho para qualquer brasileiro, já que a Izzo resolveu não trazê-la naquele momento, se quisesse ter uma 1200 teria que ser pelo processo de conversão do motor.

Existem vários meios de transformar a sua 883 para 1200. Resumidamente é necessário aumentar o tamanho dos cilindros e trocar os pistões para trabalhar nesse espaço maior. E claro, juntas, trabalho de cabeçote, comando de válvulas... de acordo com a sua disponibilidade $$. O meu conhecimento de mecânica é quase nulo. Entendo o funcionamento mas não sei diagnosticar e prefiro deixar esse conhecimento para os profissionais do ramo. Para saber exatamente quais peças deveriam ser compradas separadamente, poderia me levar a compras erradas e até um desperdício maior de grana por não conhecer com exatidão o que seria trocado. Para trocar os cilindros e pistões, a grande maioria compra os  NRHS (http://www.nrhsperformance.com). Eles vendem o kit com os cilindros, pistões e juntas, além de não parar nos 1200 e chegar nos 1250 :)

Qual kit escolhi?

Em primeiro lugar, eu queria deixar com 1200 originais como se estivesse adquirindo uma XL1200 de fábrica. Pode ser bobeira, mas já estava feliz dessa forma. Seguindo essa linha, adquiri o Kit Screamin' Eagle 883 to 1200 (P/N 30003-10). Esse kit consiste em cilindros, pistões, juntas, cabeçote, platô da embreagem e filtro de ar Stage I. Conversando com o Dotz, ele entendeu o que queria e me fez uma sugestão de trocar os comandos de válvula para deixá-la mais "agressiva" em baixa. Dessa forma, adquiri também o comando Andrews N4 (P/N 298150). Esses comandos trabalham na faixa dos 2000/6000 RPM. São comandos de baixa e buscam uma abertura maior nessas rotações. Outro detalhe. Existe também o kit 29784-07 denominado "Black Highlited". É o mesmo kit, mas as bordas do detalhe do cilindro é cromado. Vai da estética, nesse ficará com um visual cromado e no outro ficará originalmente igual ao da R.

E o resultado? Bem, antes alguns registros das modificações... :) Vale a pena comparar o tamanho dos pistões e cilindro da 883 para 1200.














































Resultado

Talvez eu já tenha falado sobre isso antes, mas se quisesse correr demais com ela, talvez não teria uma Harley. As saídas em baixa, as arrancadas sempre foram o meu objetivo. Ter um V8 ainda está nos meus planos futuros... :) mas o torque para mim é mais importe do que os CVs finais. Ainda vou passá-la no dynamo para ver o resultado. Mas ficou um monstro. Com muita segurança digo que é possível sair na frente de uma BT 1600 stock tranquilamente. Não sei dizer se esse resultado foi pela troca dos comandos. Nunca andei numa 1200 stock para ter essa comparação.

Assim que peguei ela na Ride n' Roll, já havia combinado com o Dotz que eu faria os ajustes da injeção. O mapa que estava já estava muito melhor que o mapa da 1200 original. Consegui sair com ela e andar numa boa em baixa. Mas se enrolasse o cabo aumentando o giro em segunda ou terceira, faltava ar no cilindro e ficava totalmente inviável de rodar. Subi um mapa da 1200 com as alterações do cilindro que já tinha anteriormente. Deixei o SEST em modo de gravação e saí para testar. Acelerei, estiquei, desacelerei... enfim, alternei bastante para pegar os pontos onde seriam necessário mudanças. Fiz esse procedimento pelo menos duas vezes e na terceira chegou no ponto ideal. Ainda estou com o SEST plugado gravando as ações para ver se é possível melhorar. Mas adianto que fiquei muito feliz com o resultado. Cheguei até perder o documento por ter caído do bolso (posts anteriores)... isso nunca tinha acontecido antes. É preciso controlar a aceleração para não perder o controle e fazer besteira.

Vale a pena?

Resposta de Consultor... depende. Investir entre mão de obra e peça para passar de 883 para 1200 ou 1250 é um investimento que muitas vezes a grande maioria prefere ir para uma Dyna ou Softail. Para essa mudança tem que ter paixão envolvida ou planos de ficar com a Sportster durante um bom tempo. Meu caso? Valeu muito a pena! E mais ainda. Existe paixão e planos de ficar com ela por muito tempo. Muitas vezes os planos não se concretizam, mas essa é a minha ideia.

Cheers.


4 comentários:

  1. Quanto tempo levou toda essa mudança, entre pedir as peças e trocar tudo? Coloca um videozinho pra gente ver dando algumas esticadas!
    abraço

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  2. Fala Jorge. Iniciei esse processo em Janeiro desse ano. O kit chegou muito rápido pois veio via FEDEX. O que mais demorou foram os comandos, pois esse veio via USPS. A entrega dos US para o BR foram em meros 3 dias (express) os outros 35 dias foram o trâmite da liberação de nossa fantástica terra brasilis.

    Como esse kit já vem tudo pronto, a mão de obra é bem tranquila, só tirar tudo e colocar o novo, em uma semana já está pronta. Leva tempo quando é necessário algum trabalho nos cilindros ou no cabeçote.

    Farei o vídeo em breve!

    Abs.

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  3. Não é a toa que já se dizia: " o brasil não é um país sério"! Além de ser também o país do imposto! Mais de um mês para liberar um produto acaba com a competitividade em qualquer mercado...
    ps: o jorge de cima sou eu - bruno -, pq tinha registrado com outro nome no início. rs
    abrass

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  4. Dá hora sua experencia, estou com uma 883 com kit 1200 que comprei usada, mas a moto é carburada, quando enrola o cabo parece q abre um turbo e ela vai...doido.

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