Logo

domingo, 17 de abril de 2011

Sunday Morning Ride




Já vou aproveitar e comentar sobre duas novas modificações: O guidão e a suspensão.

Guidão Biltwell: Infelizmente aposentei o Roland Sands. O estilo do guidão com as mesas mais largas não estavam mais me agradando e mudei completamente com um guidão bem mais baixo! A dirigibilidade desse guidão fica bem mais agressiva e ágil. O único problema são os retrovisores. Gostaria de colocá-los para baixo (invertido) mas como ele é diferente do original, acabaria raspando no tanque. Nesse ponto, tê-los no alto com o guidão de 12" era um ponto realmente positivo, sem falar no quesito segurança. Existem os que nem possuem retrovisores... mas deixa para lá :)

Suspensão Ohlins HD 745: Existe vida antes das Ohlins e depois das Ohlins... não é a toa que esses suecos são referência em performance. Porém é interessante separar algumas questões. Quanto mais próximo do chão menor o conforto e ponto. Não tem como comparar qualquer suspensão considerando a altura. Quanto mais alto, mais confortável. Mas comparando as Ohlins com as PS, a diferença é absurdamente grande. As PS são molas duras com uma regulagem que acaba atingindo os extremos. Ou você anda solo ou anda com garupa e quanto mais pesado melhor. Com as Ohlins é bem diferente. Mesmo na regulagem mais dura nas PS, onde eu sentia os solavancos nas costas, com a Ohlins tive a impressão que o trabalho das molas é bem maior. Se falarmos em velocidade, pegando estrada, aquelas "costelas de vaca" da pista é quase imperceptível, mesmo fazendo curvas. 

Só para colocar um pouco do histórico, antes da suspensão original de 13", eu tinha as Progressive de 11.5". O visual ficou fantástico, mas eu nunca gostei dessas molas, sempre achei muito dura e nunca conseguia a regulagem perfeita. Fiquei com ela durante um bom tempo e acabei tirando para viajar. Viajei 1000km e se tivesse com a suspensão de 11.5", talvez teria conseguido chegar, mas não sei se voltaria... Mas voltando ao assunto, fiquei rodando com as originais de dezembro do ano passado até ontem, quando instalei essas novas. Um experiência positiva que tive com a suspensão original foi no quesito estabilidade. Novamente, meu intuito não é velocidade. Algumas vezes passei um pouco do limite e percebia que a traseira ficava jogando de um lado para o outro. Com as PS, eu evitava fazer isso pq eram tão duras mas tão duras... se pegasse qualquer defeito da pista eu sentia que minha coluna trincaria. Dessa vez foi bem diferente. Tive a impressão delas agirem muito bem de forma independente. Dois dias ainda é pouco para um opinião realmente conclusiva, mas o suficiente para me deixar satisfeito com esse resultado inicial.

Um comentário:

  1. Cara, conheci teu blog hoje, e já o li quase inteiro. Parabens pelo trabalho na Brigitte, ela tá linda!

    Tenho uma 883 tb (a minha é uma Iron), peguei há pouco tempo e ainda está toda stock. Estou bem afim de trocar a suspensão, a original é mto curta para as péssimas ruas de SP, mas tb não quero levantar a moto - essa PS que vc comprou parecem perfeitas!

    No post vc comenta que ainda estava com ela há pouco tempo para uma comparação. E agora? O que acha qndo a compara com as originais?

    Abs, e mais uma vez, parabens.

    ResponderExcluir