Como precisava regular o sistema de injeção, tinha algumas opções como:
- Power Commander
- Fuel Pak
- Enriquecedor do Porcão regulável (Pigster)
- Screamin’ Eagle Pro Super Tuner (SEPST)
- TTS Master Tune
Cada um deles possui o seu ponto forte atrelado com o resultado que você espera dele. E como sempre você paga preço. Quando você está escolhendo um sistema para gerenciar a sua injeção como eu sempre digo, primeiramente você precisa fazer uma pergunta para si mesmo: O que estou procurando? Quero algo simples ou complexo? Quero facilidade ou complicação? Para cada um dos produtos mencionados, existe uma característica forte que precisa ser considerado um ponto positivo ou negativo.
Sistemas como Power Commander, Fuel Pak ou Pigster cumprem com excelência o seu propósito. Enriquecem a mistura e enganam o sistema injetando mais gasolina para queima quando necessário. Para quem não quer nenhuma complicação e simplesmente virar botões para ter o resultado (90% procuram essa facilidade) não existe escolha melhor.
Como eu sempre faço parte da minoria, dos “early adopters” ou daquele nicho específico, escolhi o SEPST para regular a injeção.
O SEPST atua diretamente no sistema de injeção. É um produto da Harley e quando conectado, possui todo o controle da moto. A princípio, não é um sistema para meros motociclistas, é um sistema onde somente oficinas especializadas deveriam utilizar. Com o SEPST, não adianta querer virar botões para achar a regulagem correta, a complexidade é muito maior. Você tem o controle total, consegue regular mistura, ponto de avanço de ignição, marcha lenta, VE dos cilindros sem falar no painel em tempo real para diagnóstico do sistema.
Numa viagem que fiz aos USA no ano passado, eu trouxe o kit completo para utilizar o SEPST:
- Screamin’ Eagle Pro Super Tuner (32109-08b)
- Cabo de conexão (32184-08A)
- Software para gerenciamento (32111-11)
- DVD de treinamento (32101-10)
É importante ressaltar o seguinte; Quando o SEPST é conectado na primeira vez, ele grava o VIN da moto no aparelho e se torna “escravo” dessa moto conectada. Ou seja, conectou uma vez, ele será utilizado para sempre nessa mesma moto. Isso também deve ser considerado na escolha.
Entre a instalação dos V&H e do SEPST, foram aproximadamente uns 3 meses. Durante esse período fiquei com a moto completamente desregulada. Assim que consegui o kit todo, precisava de um tempo para estudar e aprender a configurar. Só que eu não tinha esse tempo todo... bem com certeza tinha, mas não queria esperar mais e levei a Brigitte para configuração e ajuste do SEPST. E parte interessante da brincadeira era passa-la no Dinamômetro e saber quantos “pocotós” (CV) teria, antes e depois do ajuste.
O resultado do ajuste, se comparado ao que eu esperava, ficou um pouco abaixo das expectativas. A regulagem ficou boa, muito melhor do que estava antes. Passamos no dinamômetro e com esses ajustes resultou no ganho de mais de 8cv se comparado a medida original. 8cv para um ajuste de injeção, sem alterações no motor, é um resultado bastante expressivo, considerando que utilizava um filtro de ar com maior vazão junto do escapamento V&H.
Infelizmente eu não consegui um relatório decente do resultado, pois a impressora da oficina estava quebrada... mas somente uma captura da dela com uma curva de antes e depois da alteração. Para facilitar, inicialmente da forma que estava, sem o ajuste do SEPST, estava com 47cv. Após o ajuste, chegou a 55cv.
No vídeo abaixo é possível ver que quase deu “VDO”, cortando a poucos km/h. Sem hipocrisia, eu não estava buscando velocidade final e sim um ajuste legal da Brigitte.
Após esse ajuste, voltei mais duas vezes na oficina para acertar uma mudança da segunda para terceira marcha, onde nesse ponto havia uma falha na aceleração. Infelizmente não conseguiram acertar esse ajuste... Foi nesse ponto que vi que não podia depender da oficina para acertar o sistema de injeção.
Tenho uma Fat Boy 2009, e pretendo comprar um SEST, e percebo que tem o 3210908-A e o 3210918-B.
ResponderExcluirVoce sabe qual a diferença?
abraço