Logo

sábado, 5 de março de 2011

Wide Glide



A próxima mudança que tinha em mente, seria de colocar mesas mais largas. Se existe algo que eu nunca gostei nas Sportsters, é o tamanho das mesas. Na minha concepção, mesas pequenas combinam com algo vintage ou old. A roda 19 (ou 21 se for a Custom) já estava nos planos de mandar embora também.

Procurava algo no Brasil, mas como sempre, os valores praticados por aqui sempre acabam sendo extremamente inviáveis para mim. Pagar algo em torno de 2k estava fora de cogitação e a qualidade muitas vezes não era do meu agrado. Sem contar que em alguns casos, o ângulo dos garfos era alterado. Se quiserem seguir uma dica, fuja de qualquer alteração de ângulo. Toda vez que a distância entre eixos é alterada, pior será a facilidade nas curvas. Não é a toa que Choppers realmente não fazem curva...

Encontrei via ebay, um conjunto de mesas onde não havia mudança de ângulo nem tampouco troca de garfos. Era simplesmente tirar as mesas antigas e colocar essas novas. Simples assim. Caso queiram maiores detalhes, deem uma olhada no site deles http://vulcanworks.net.

Para escolher as mesas, existem duas opções: Mid Glide ou Wide Glide. Em mid glide, temos um resultado idêntico ao utilizado na Forty-Eight. A Wide Glide o resultado é idêntico ao da Dyna a partir de 2007.

O kit é excelente. Caso não haja mudança nas rodas, mantendo a original, eles enviam também um espaçador dos freios. No meu caso que possuo a R, os discos dianteiros são duplos. Era necessário ter mais uma espaçador. Mas isso não foi problema. Entrei em contato com o eles e prontamente me mandaram outro, sem nenhum custo adicional.

Essa primeira mudança, utilizei a roda dianteira original. Andei dessa forma durante um tempo e comecei a busca por uma roda de aro 16, mais precisamente a mesma roda traseira da Sportster. E novamente o ebay foi a melhor opção: encontrei uma roda usado por míseros U$50. A foto do anúncio parecia que estava muito ruim, mas nada que uma pintura não resolvesse.

Assim que chegou, tive a felicidade/sorte de ver uma roda suja. Após uma limpada vi não era necessária nenhuma pintura. E novamente parava para mais uma modificação...

Essa alteração seria um pouco mais complicada, envolvia trabalho de torno e ajuste de alinhamento. Nada que o Targino não resolvesse :)

A maioria do pessoal que faz essa alteração, coloca pneus traseiros no lugar do dianteiro. Estava muito tentado a fazer o mesmo, o resultado estético é excepcional. Porém, embora pareça, a Brigitte não é moto de exposição e ando sempre com ela. Colocar um pneu traseiro na frente, envolve riscos como escoamento de água e desenho para curva. Após várias opiniões, estudo e bom senso, decidi utilizar um pneu dianteiro. Arrumei um pneu de aro 16, o mesmo utilizado na Road King. O resultado ficou muito bom, não tive problemas com curvas ou peso na direção, como muitos perguntam. O visual ficou exatamente da forma que estava esperando, uma frente imponente e bem agradável esteticamente.

Estou pensando em deixar os garfos mais grossos. Alguma sugestão?

4 comentários:

  1. Opa cara, muito legal seu blog, conseguir mostrar as transformações desde o inicio incentiva nossas imaginações para fazer algumas mudanças rss

    Essa questão da mesa que vc comentou: Realmente vejo algumas no mercado daqui que focam mais no espaçamento de angulos do que exatamente la largura dela.

    Bem, espaçamento eu corcordo com vc que poderia trazer uma diferença na pilotagem, ainda mais curvas. Mas queria saber se essa que você comprou trás além da largura um pouco de altura também

    Abs!

    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Valeu Leandro!

    A altura mantém a mesma pois vc utiliza os mesmos garfos de 39mm da Sportster. Alguns kits vêm com outros mais largos (como da Dyna por exemplo) mas esse não tem erro, é só tirar as antigas e colocar essas novas. Recomendo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Linda máquina!

    Essa mesa tem a mesma largura de uma mesa de softail? (290mm) E no eixo, vc precisou aumentar os espaçadores?

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, vc usou a mid glide ou wide glide?

    ResponderExcluir