Logo

sexta-feira, 4 de março de 2011

Screamin’ Eagle Pro Super Tuner – Parte II

Como mencionado anteriormente, já tinha tudo que precisava para regular o SEPST em casa. Tinha os cabos, tinha o software, mas precisava de conhecimento para isso. Nunca soube muito de motores ou mecânica em geral e sempre procurei não me envolver com isso. Cada macaco no seu galho, se existem profissionais para isso, vamos mantê-los nessa função, seja em qualquer área.

Mas a curiosidade foi além e comecei a estudar o que significava mistura, VE, AFR... mais uma sopa de letrinhas além da que já estava acostumado no meu dia a dia profissional.

O caminho de qualquer conhecimento nunca é muito fácil. Durante algumas semanas, sempre que tinha um tempo disponível, procurava na internet sites que falavam sobre o assunto e fóruns gringos. Para variar, o conhecimento do SEPST no Brasil ainda é pouco difundido e o pessoal que conhece está nas oficinas. Consegui algumas ajudas pontuais do pessoal do fórum (Fórum HD), troquei mapas, pedi indicações e e-mails, até conseguir a mexer com conhecimento no assunto.

A alteração que cheguei ainda não foi perfeita. O SEPST possui uma função que se chama Smart Tune. Nessa função ele monitora o sistema de injeção e aponta falhas enquanto você anda com a moto. Se utilizado num dinamômetro, você não precisa se deslocar, consegue forçar, parar, retomar sem a necessidade de se preocupar com o trânsito. Mas não era mais o meu caso. Fiz os meus testes na rua mesmo. A Bandeirantes e Castello Branco foram minhas pistas de teste. Ia e voltava, acelerava e retomava, sempre gravando o trecho via Smart Tune do SEPST. O resultado foi bastante satisfatório. Nesses testes eu consegui identificar onde era o ponto que ocorria a falha e nesse ponto, fiz o ajuste fino necessário. Cheguei num ponto de ajuste onde poderia explorar mais o potencial do SEPST mas considerei que já estava bom. Como disse anteriormente, não quero ficar correndo como louco e mesmo se quisesse, ter uma HD não seria a melhor escolha.

Futuramente pretendo colocar um passo a passo de como configurar o SEPST. Be in touch :)

2 comentários: