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sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História da Harley-Davidson - Parte IV

Durante 1913, a companhia ganhou as 3 primeiras colocações em uma corrida de 225 milhas. Neste mesmo ano, um novo modelo de motor foi lançado, chamado 5 - 35, cujo nome foi dado devido às especificações do motor, 5 cavalos e 35 polegadas cúbicas. A Harley - Davidson introduziu o pedal de partida em 1913. Até então, as motos eram ligadas pedalando ou no tranco. O breque traseiro, afogador e transmissão de duas marchas também eram partes do conjunto, e no ano seguinte, as motos vinham com a revolucionária transmissão de 3 marchas. Em 1914, Bill Harley estabeleceu o departamento oficial de corridas, deixando de ignorar os corredores independentes. No próximo ano, as motos Harley - Davidson alcançaram um total de 25 grandes vitórias. Também em 1914, a primeira guerra mundial estava para estourar na Europa, e quando os Estados Unidos entraram no conflito, a Harley estava pronta para fazer a sua parte. Em abril de 1917, os EUA entraram no conflito e toda a indústria de motocicletas voltou-se para a produção militar. Durante este período, com a produção de motocicletas para civis suspensa na Inglaterra, os motociclistas que não estavam no combate foram obrigados a olhar para motos de fora, fazendo com que a fama da Harley aumentasse ainda mais. Antes do fim da guerra, mais de 20.000 motos foram despachadas para a Europa, a maioria delas vinha de Milwaukee. A Harley - Davidson começou a publicar sua revista, "The Enthusiast", em 1916. Ela mantinha os motociclistas informados sobre o porquê das motos no combate. Esta publicação continua até os dias de hoje, sendo a revista de motocicletas que mais tempo foi publicada na América do Norte. A guerra também foi responsável pelo surgimento de outra tradição da Harley, que continua até hoje. Em 1917, a primeira escola de treinamento da Harley - Davidson foi feita para treinar militares a consertar e manter as motos funcionando. A escola continuou após a guerra, para formar mecânicos qualificados. Um dos fatos mais marcantes da guerra, foi o comandante Roy Holtz ter se perdido com sua Harley durante uma ação militar, dirigindo a noite toda até chegar em uma casa de fazenda, onde acabou ficando como prisioneiro pois estava num quartel alemão. Após ser libertado, o comandante Holtz foi condecorado como o primeiro "Yank" a entrar na Alemanha; pilotando sua Harley - Davidson. Com o fim da guerra a produção voltou ao normal, com exceção do verde, que passou a ser a cor original das motos por alguns anos, mas foi substituído pelo popular cinza.Como a produção inglesa de motos civis havia parado entre 1914 e 1918, o mercado mundial da Harley cresceu bastante, por isso, boa parte da produção estava voltada para a exportação. Neste ano, as motos de um cilindro foram banidas da marca. Em 1919, foi lançado um modelo sport de 37 polegadas cúbicas, porém não foi um sucesso e saiu de linha em 1923. No ano seguinte, outro modelo, o 20-J V-Twin , saiu de fabricação com um sistema elétrico. Em 22 de fevereiro de 1921, a Harley foi a primeira moto a ganhar uma corrida com a grande velocidade de 100 milhas por hora.
Mais uma vez, revolucionando o mundo das motos, a Harley lançou um modelo de 74 polegadas cúbicas. As melhorias nas motos continuaram através dos anos 20. Um novo sistema de lubrificação apareceu em 1924. E em 1926, surge o tanque em forma de gota, que virou marca registrada da companhia. Dois anos depois, um limpador a ar de carburador foi instalado. A válvula WL - 45 polegadas surgiu em 1929, e tornou-se sucesso, pois combinava o poder do motor em V, com a agilidade do motor simples. Porém também em 1929, a indústria de motocicletas e a indústria automobilística passaram por uma crise devido à falta de dinheiro para adquirir um transporte individual. Muitas fábricas fecharam. Nesta época, as motocicletas tornaram-se objeto de recreação. A Harley - Davidson, assim como as outras, também foi atingida, fazendo com que a produção baixasse de 32.000 motos por ano para 6.000 até 1933. O mercado que sustentava a fábrica neste período, foi a produção para a polícia e o exército. As exportações também eram uma fonte de renda muito importante nesta época. O carro de 3 rodas, foi lançado em 1932, e tinha 45 polegadas cúbicas, com seu motor em V. A intenção era torná-lo muito popular como veículo de entregas e de uso policial. Com o fim da crise em 1933, a Harley, para atrair compradores, começou a pintar as motos em várias cores diferentes e colar decalques. Com esse tipo de inovação, nasceu o estilo Harley - Davidson de possuir sua motocicleta com características próprias. Assim, foram surgindo os acessórios, que hoje fazem parte da história da Harley.

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