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sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História da Harley-Davidson - Parte IX

O retorno completo da companhia para a iniciativa privada terminou no dia 16 de Junho de 1981, quando o grupo de acionistas da Harley - Davidson celebrou o evento com a viagem de York a Milwaukee, dando início a uma campanha chamada "The Eagle Soars Alone", ou seja, "a águia voa sozinha". Junto com Beals, Thompson e Willie G. Davidson havia um grupo enorme de acionistas e empresários que ajudaram nesta dura fase. A recompra da companhia foi uma decisão mais firme de construir motocicletas, como eles mesmos diziam, na melhor tradição Americana de durabilidade e qualidade. Uma campanha internacional chamada "I Made the Eagle Fly", eu fiz a Águia voar, foi instituída em todas as áreas da companhia e nos postos de vendas, com a intenção de fazer, vender e prestar serviços com qualidade superior. Dois novos modelos foram lançados em 1982, a FXR Super Glide 2 e uma Sportster com um novo quadro. Estes dois modelos tornaram-se os primeiros exemplos do compromisso da empresa de fazer produtos com qualidade superior às demais. O espírito pioneiro seria essencial para a sobrevivência da nova companhia privada. Em meados de 1982, a demanda de motos com 651cc ou mais, o campo que a Harley dominava, caiu para mais de 33.000 unidades, comparado com o ano anterior. A Harley - Davidson teve de despedir vários funcionários, para poder levar a produção ao nível da demanda, enquanto as motos japonesas continuavam a exportar em números recordes.
Em Setembro de 1982, a Harley fez uma petição ao governo, mais especificamente ao "International Trade Commission" (ITC), queixando-se das baixas tarifas de importação das motos japonesas. Em 1 de Abril de 1983, o presidente Reagan impôs, sob recomendação do ITC, tarifas mais duras para a entrada de todas as motos japonesas acima de 700cc. Esta tarifa deveria vigorar por 5 anos, acabando em Abril de 1988, com a tarifa declinando para 45, 35, 20, 15 e 10%. A Harley deixou bem claro, desde o princípio, que essas tarifas especiais não haviam sido aplicadas para prevenir contra a concorrência, mas sim, para que o governo dos Estados Unidos da América restaurasse a ordem para um mercado de motocicletas, cercado pelas indústrias japonesas que aumentaram sua produção nas costas de um mercado em pleno declínio. Um dos principais fatores que fez o ITC tomar tal decisão, foi o fato da Harley - Davidson ter iniciado uma grande campanha de revitalização nos fins dos anos 70, cujo principal objetivo era melhorar a qualidade de seus serviços e produtos. Outra iniciativa da Harley foi a de fazer com que proprietários de motocicletas Harley - Davidson se envolvessem mais com a prática do motociclismo. Para isso foi criado, em 1983, o primeiro grupo de motociclistas apoiado e organizado pela própria companhia: o HOG, cuja sigla significa: Grupo de proprietários de Harley-Davidsons, "Harley Owners Group". O HOG tinha o objetivo de reenfocar a atenção para os clientes após a compra de uma motocicleta. Os benefícios especiais que seriam trazidos eram, além dos ralis e eventos, a organização de viagens e passeios, fazendo com que a moto se tornasse algo para toda a família. Tais benefícios foram responsáveis pelo estouro do grupo. Em 6 anos de existência, o HOG alcançou a incrível marca de 90.000 membros inscritos. Durante esse período, a Harley trabalhava para melhor seus produtos, lançando neste mesmo ano a aclamada "Anti-Dive Air Suspension System", um sistema de suspensão a ar. De qualquer modo, os novos modelos trouxeram muitas melhoras para as motos, e o grande motor V-Twin Shovelhead não viveu muito, pois não era mais compatível com as expectativas dos consumidores na área de funcionamento e durabilidade. Em 1984, a Harley lançou o revolucionário motor de 1340cc V² Evolution, em cinco modelos. Este motor foi o resultado de sete anos de desenvolvimento. O Evolution provia mais potência a cada marcha, maior refrigeração e extrema lubrificação interna do motor. Ele foi projetado com maior durabilidade e rentabilidade, com menor taxa de manutenção. Revolucionárias motocicletas foram lançadas, como a FXST Softail e a XR1000, com motor baseado na XR750.

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