Logo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História da Harley-Davidson - Parte V

Em 1936, os motociclistas queriam mais potência, surgindo então o motor de 80 polegadas cúbicas, com válvula lateral. Pouco tempo depois, seria lançado o motor de 61 polegadas cúbicas, com válvula sobre o cabeçote, que se tornou um sucesso indiscutível. Ele foi chamado de "Knucklehead" e trazia o dobro de cavalos da antiga "61", além de quadro espiral duplo, garfos e rodas reforçados, câmbio de quatro marchas e o primeiro sistema de circulação de óleo. Em 1937, o "Knucklehead" 61'S fez o recorde de velocidade em Daytona Beach, 136.183 mph, com o legendário Joe Petralli pilotando. Em 1940, cabeçotes de alumínio eram parte integrante de 61 e, opcionais na 45 e 74. Outro opcional era o pneu de 500X16. Um super modelo de 74 polegadas cúbicas (cu. in.), com válvula no cabeçote começou a ser produzido no final de 1941. Porém, antes de ser apresentado ao público, as bombas começaram a cair em 7 de Dezembro, fazendo novamente com que a produção voltasse para uso militar. O governo Norte Americano chamou as duas maiores fábricas de motocicletas (Harley e Indian) para suprir as forças aliadas com motos, já que os nazistas haviam destruído as fábricas inglesas. Imediatamente após o ataque à Pearl Harbor, toda a produção da Harley-Davidson voltou-se para o governo. Até o fim da guerra, aproximadamente 90.000 motos haviam sido construídas e despachadas para a Europa e peças para construção de outras 30.000 sobraram nos EUA. Isto gerou para a companhia o prêmio de excelente produção em tempos de guerra. A guerra também foi responsável pelo aparecimento de um motor Twin único. Ele foi chamado de XA, e possuía 45 polegadas cúbicas ( cu. in. ). O que o fazia único era a posição dos cilindros, que eram opostos na horizontal. Ele foi feito para ser usado pelos aliados no deserto da parte norte da África, mas somente 1.000 foram produzidos. Mas houve uma moto que marcou história, a lendária 45-WLA, que se tornou uma lenda por mérito de seu excelente funcionamento.
Com o fim da segunda guerra mundial, a procura por motocicletas cresceu muito. O primeiro passo foi substituir as antigas válvulas laterais de 74 e 80 polegadas pela nova e poderosa "74", válvula sobre o cabeçote, cuja companhia começou a produzir antes da guerra, em 1941.

Nenhum comentário:

Postar um comentário