Logo

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quinto Passo: Mistura



Ignorância é uma benção, certo? Bem, já ouvi alguns relatos de ex-proprietários de Harley, sempre reclamando de alguma coisa, seja por que tremia demais, seja por que fazia muito barulho ou até mesmo, por que era ruim de andar e esquentava demais... E qual foi a solução para eles? Bem, se são ex-proprietários, não preciso ir muito longe com essa dúvida.

Sim, a Brigitte esquentava demais. Esquentava muito. E a estória era sempre a mesma, é normal, é característica dos motores em V e principalmente, é característica da Harley! Não, não é característica das Harleys. Isso é um problema de mistura, uma mistura pobre.

O problema de mistura também não é novidade em motores Harley. Os já conhecidos Hallmeters monitoram a proporção de combustível e oxigênio que está sendo queimado pelo motor. Uma mistura muito rica, aumenta a emissão de CO no lugar do CO2. Uma mistura muito pobre causa um super aquecimento no motor e o resultado disso é o óbvio; a vida do motor acaba sendo prejudicada.

Quando as Harleys são montadas na Zona Franca de Manaus, não existe nenhum preparo no sistema de injeção para se adaptar a rodar com a nossa "alcoolina". A nossa gasolina possui perto de 25% de Etanol, enquanto nos Estados Unidos, para alguns estados usam no máximo 10%. Ou seja o sistema de injeção está preparado para rodar com uma gasolina pura, ou até mesmo no máximo 10% de Etanol.

Para resolver esse problema, existem os chamados enriquecedores de mistura. São pequenos aparelhos ligados diretamente no sensor de oxigênio (ou no sistema de injeção) que regula a quantidade certa de oxigênio para proporcionar a queima adequada no motor. Nessa ocasião, eu adquiri os enriquecedores Pigster (existem também outras opções disponíveis no mercado), do Arthur "Porcão" do Fórum HD. Essa primeira versão dos enriquecedores eram sem regulagem. Era só instalar e perceber a diferença. A moto deixou de esquentar e ficou muito boa para guiar. Naquele momento tive a impressão de sentir o prazer que muitos ex-proprietários de Harley infelizmente nunca tiveram.

Digamos que para 85% dos proprietários que caminham para essa solução, é garantido que o problema seja resolvido e com certeza estão satisfeitos. Infelizmente após algum tempo, descobri que eu era parte dos 15%.

Cheers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário