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sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História da Harley-Davidson - Parte X

Pela primeira vez a moto Harley - Davidson tinha destaque nas revistas especializadas em motos. Peças como a correia dentada, transmissão de cinco marchas e sistema isolante do motor entraram de vez nas linhas de produção. A Harley ganhou a concorrência para ser a moto oficial da famosa "California Highway Patrol", em 1984. Este contrato foi reassinado em 1985, 1987 e 1988, aumentando o número de Harleys na frota da CHP. A Harley - Davidson também criou 3 modelos especiais, a "Liberty-Edition", em 1985. Ao todo foram produzidos 1.750 motos destes modelos. Em uma forma de tributo para a Estátua da Liberdade, a Harley resolveu doar $100 dólares de cada uma destas motos vendidas, para a "Statue of Liberty/Ellis Island Foundation, Inc.", para a restauração da estátua. A companhia também organizou uma viagem através do país, a "Ride for Liberty". Vaughn Beals viajou pela rota norte, saindo da costa oeste, até a costa leste, e Willie G., viajou pela rota Sul. O encontro foi em Washington D.C., reunindo centenas de motociclistas no parque da Estátua da Liberdade, New Jersey. No fim da cerimônia, Beals presenteou a "Statue of Liberty/Ellis Island Foundation", com um cheque de $250.000. O grande lançamento de 1985, foi a V² Evolution Sportster 883. O motor de alumínio de 883cc foi o primeiro em décadas, com menos de 1000cc. A moto custava $3995, 800 dólares a menos que a XLH 1000, em 1985. A Evolution 883 deu à Harley uma linha completa de motos com motor Evolution. Além de todos esses modelos, a Harley não lançou um novo modelo de Heritage. A Heritage Softtail, que lembrava muito as motos dos anos 50, mas possuía tecnologia dos anos 80. Em Abril de 1986, o executivo chefe da Harley - Davidson, Vaughn L. Beals, aceitou o prestígio oferecido pela "American Society for Quality Control", a ASQC, uma organização com mais de 50.000 profissionais dedicados à melhor qualidade e produtividade das indústrias Norte Americanas. Nesse mesmo ano, a companhia fez um empréstimo de $70 milhões de dólares, que ajudaram a pagar todas as dívidas e principalmente a comprar a "Holiday Rambler Corporation", que nada mais era do que a maior companhia do mundo na área de veículos recreativos e uma das maiores especializadas em veículos comerciais. Com sua sede em Wakarusa, Indiana, a "Holiday Rambler Corporation", possuía características muito similares à Harley, pois além de ser uma indústria de manufaturas intensivas, produzia veículos recreativos e comerciais de excelente qualidade. Nesse ano, a Harley lançou uma campanha para os motociclistas que comprassem uma XLH-883, que na época custava $3.995. Se eles resolvessem trocar sua moto por uma Harley maior, no ato, eles tinham um abatimento de $3.995 no preço da nova Harley – Davidson Quatro novos modelos foram lançados em 1987. A FLHS Electra Glide Sport, FLSTC Heritage Softail Classic, a FXLR Low Rider Custom e a edição comemorativa de 30 anos da Sportster 1100cc. Esta edição de aniversário, marcou a época em que o motor da XL foi cromado. Com número limitado de unidades, esta edição de 30 anos, vinha com pinturas especiais no tanque, nas cores laranja e preta. A FLST Classic, era preta e cromada, com cores similares a dos anos 50. Mas o que era realmente especial, era que ela já saía de fábrica com "windshield, faróis auxiliares, banco de dois lugares e bolsas de couro. As novas motos não foram o que ocorreu de mais importante no ano de 1987, mas sim, o fato da companhia ter recorrido ao ITC, "International Trade Commission" para que suspendessem as tarifas impostas às motos japonesas alguns anos atrás. Isto foi um dos melhores atos de relações públicas da história da Harley. E para celebrar a volta por cima da Harley - Davidson Motor Company, o SR. Beals convidou o presidente Ronald Reagan para uma visita na fábrica de York, Pennsylvania. Em 6 de Março de 1987, o helicóptero presidencial pousou na pista de teste da mesma fábrica. Após conhecer as instalações da fábrica, o presidente Reagan deu a partida em uma Sportster comemorativa de 30 anos. E com um grande discurso sobre a Harley a esplendorosa visita do grande presidente Ronald Reagan teve seu desfecho. Em 10 de Outubro de 1987, a Harley adquiriu da Armstrong Equipament, da Inglaterra, o projeto para sua nova moto militar, a MT500. Ela possuía apenas um cilindro e era uma moto projetada para condições off-road, ou seja, feita para estradas de terra, lama, barro, pântanos e todo tipo de terreno difícil de ultrapassar. Em 1988 era lançada a maior Sportster de todas, a Spotster 1200, com seu motor de 74 polegadas cúbicas, e carburador de 40mm, o que fez com que seus cavalos de potência aumentassem em 12%. A nova Sportster 1200 também trazia garfos dianteiros de 39mm e suspensão traseira modificada. A FXRS Low Rider também mudou seus garfos para os de 39mm. Em 1988 a Harley - Davidson completava seus 85 anos, lançando quatro novos modelos, com novo design de comemoração de aniversário. Uma nova moto foi criada para esta data, a FXSTS Springer Softail. A "Springer", tinha os componentes da parte da frente totalmente desenhados e analisados para o computador, como nenhuma moto Harley - Davidson jamais teve. A Harley organizou um "cross country ride", ou seja, mais uma viagem cruzando o país. Tudo em benefício da "Muscular Dystrophy Association", uma associação que ajuda pessoas com problemas musculares. Os motociclistas partiram de 10 lugares diferentes dos EUA, chegando para as festividades em Milwaukee. O evento contou com a participação de 35.000 motociclistas e arrecadou mais de $600.000 para a "Muscular Dystrophy Association". Esta viagem através do país, foi um dos maiores eventos motociclísticos do século e ajudou muito na luta contra as distrofias musculares. Após a comemoração dos 85 anos, a Harley passou a planejar novos modelos para 1989, como o lançamento de modelos "Touring" chamados Ultra Classics, com equipamentos de luxo já vindos de fábrica. A Tour Glide e a Electra Glide Ultra Classics vinham com equipamentos especiais, como uma espécie de piloto automático que mantinha a velocidade sempre constante, compartimentos para guardar luvas, quatro caixas de som de 80 watt e pinturas especiais em preto e prateado. A edição de 85 anos, Springer Softail continuou em 1989, oferecendo uma grande variedade de cores. Os modelos FL Touring receberam um novo tanque de gasolina, um alterador de 32amp e outras melhorias tecnológicas. A Harley - Davidson entrou nos anos 90 dando ênfase às melhorias tecnológicas, sendo estas balanceadas pelo estilo antigo e ultrapassado das motos Harley - Davidson. Com tudo isto, a Harley - Davidson Motor Company deixou sua marca na história e acima de tudo, a companhia provou para quem quiser ver que a aventura ainda está longe de morrer.

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