Logo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História da Harley-Davidson - Parte VI

Em 1948, a nova "74" vinha com comando de válvula hidráulico e cabeçote de alumínio. Um dos melhores motores que o mundo já viu acabava de nascer, o famoso "Panhead". Devido a necessidade de mais espaço, a Harley comprou um moderno galpão em Wauwatosa, subúrbio de Milwaukee. Mais tarde, no verão deste mesmo ano, foi lançada uma moto de 125cc, com um cilindro simples que fazia com que a moto pesasse menos. Ela foi a contribuição da Harley - Davidson para aqueles que queriam uma moto, mas precisavam de algo menor, mais leve e mais barato do que as grandes V-Twin. Com a volta das corridas, ficou comprovada a supremacia da Harley. 7 entre os 10 primeiros colocados na corrida de Daytona pilotavam motos Harley - Davidson. E em 1948, a companhia ganhou 19 dos 23 campeonatos nacionais. Em 1949, foram introduzidos os garfos dianteiros Hidráulicos, dando origem a Hidra-Glide. Agora, uma nova geração de Harleys e Davidsons preparava-se para assumir a companhia. Com a morte de Willam A. Davidson em 1937, Walter em 1942 e Bill Harley em 1943, começou uma dura fase para a companhia, sua cidade e para todo o mundo dos motociclistas. Mas a tradição familiar continuou. William H. Davidson, começou a trabalhar na companhia em 1928 como operário. Alguns anos depois, Gordon Davidson entrou no departamento de vendas, e mais tarde, William J. Harley e Walter C. Davidson foram trabalhar na loja. Willian H. Davidson foi o sucessor de Walter Davidson na presidência da companhia, ficando por mais de 3 décadas. Com a morte do último dos 4 fundadores, Arthur Davidson, em um acidente de carro, em 3 de Dezembro de 1950, a nova geração da Harley ficou por sua própria conta. Grandes mudanças ocorreram nos anos de 1952 e 53, os anos em que Marlon Brando tornou-se um superstar com os filmes "On the Waterfront" e "The wild One". Peças cromadas nos anéis dos pistões foram colocadas em todos os modelos. O modelo K de 1952, com 45 cu. in., tomou o lugar da 45-WL. Ela vinha com um quadro diferente, garfos dianteiros hidráulicos e suspensão traseira. Um modelo de 165cc. de um cilindro, substituindo o de 125cc. em 1953, e a de 61 cu. in. desapareceu, já que a "74" se tornou muito mais popular. 1956 foi o ano em que o Rock n' Roll tomou conta dos EUA. Em maio deste ano, a revista "The Enthusiast", publicou um artigo entitulado "Quem é Elvis Presley?", o jovem cantor de Memphis que apareceu na revista com sua motocicleta favorita, uma Harley - Davidson 1996 KH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário