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sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História da Harley-Davidson - Parte VIII

Em 1971, uma nova moto de trilha com motor 2 tempos, a Baja 100, e a nova FX Super-Glide, com motor de 74 cu. in., foram lançadas. Esta, a Super Glide, era a evolução da FLH e da Sportster. No ano seguinte, pistões maiores fizeram a Sportster crescer para 1000 cc. Em 1974, a FX Super Glide ganhou a partida elétrica como opcional, tornando-se a FXE. Mas a maior mudança deste ano foi que as divisões, exceto a de transmissão e motor, mudaram-se para York, Pensylvania. Com a mudança o espaço aumentou bastante e com ele, a produção. Quando a Harley - Davidson fundiu-se à AMF em 1969, ela produzia 14.000 motos por ano. No fim da década, este número cresceu para 50.000. A produção em York começou com os modelos de 1975. A linha da Harley em 1976 tinha os seguintes modelos: Eléctra Glide (1200 cc); 2 Super Glides (1200 cc); 2 Sportsters (1000 cc); 6 Lightweights(125 até 250cc). Em 1977, duas novas motos de grande porte, juntaram-se à linha da Harley - Davidson, a XLCR Café Racer e a fabulosa FXS Low Rider. Em 8 de Junho de 1977, o "Rodney C. Gott Harley - Davidson Museu" foi doado para a cidade de York. A companhia havia guardado um exemplar de cada modelo produzido para a coleção. Com isso, o museu tinha todas as motocicletas da história da Harley - Davidson, incluindo uma das 3 primeiras a serem produzidas. Com o fim da década de 70, surgiu um novo desafio. Como o governo norte-americano impôs novas regras, muito mais severas para com o meio, a Harley teve de projetar modelos diferentes dos já existentes. Isto resultou em mudanças nos sistemas de carburação, ignição e exaustão. Com estas mudanças, a companhia evoluiu tecnologicamente, introduzindo assim um novo sistema de ignição, o "V-Fire Eletronic Ignition". A Harley - Davidson comemorou seu aniversário de 75 anos com uma viagem gigante, cruzando o país, em 1978. A companhia permaneceu líder no campo de motos grandes e pesadas. Sportster, Roadster, Low Rider e Super Glide, eram os grandes nomes das motos de grande porte, junto com a Electra Glide, evoluída para nada mais nada menos do que 1340 cc. (80 cu. in.) em 1978. Os modelos de 1980 trouxeram mais mudanças interessantes. Nasce a FLT Tour Glide (80 cu. in.), com transmissão de 5 marchas, corrente traseira com sistema de lubrificação e sistema isolante de vibração do motor. Tudo isso junto montado em cima um quadro total redesenhado e com seu sistema de direção alterado para pilotagem esportiva. Esse ano marca a volta da correia dentada, após anos de abstinência, com a vantagem de ser mais leve, mais simples, mais suave que a corrente e, principalmente, não requerer lubrificação. Acabando assim com aquela história: "essa moto só vaza óleo". O sucesso nas estradas era tão grande quanto nas pistas. Além de contar com excelentes máquinas, a Harley - Davidson também tinha pilotos de primeira linha, como Walter Villa, Corky Keener, Randy Goss e o incrível Jay Springsteen ,"Springer", que ganhou os campeonatos de 1976, 77 e 1978, além de quebrar vários recordes. Assim, a companhia passou a organizar vários eventos para o público, como anual show de motocicletas em Daytona, durante a mundialmente famosa "Bike Week", evento este que atrai milhares de motociclistas até os dias de hoje. Em 1981, no evento de Daytona, havia grandes expectativas sobre o futuro da companhia. A grande notícia veio em 26 de Fevereiro de 1981, quando um grupo de importantes executivos da Harley assinou uma carta com a AMF, com a intenção de adquirir a Harley - Davidson Motor Company da AMF. O grupo era encabeçado por Vaughn Beals, um grande executivo da AMF encarregado das operações da Harley e incluía nomes como Charles Thompson, presidente da companhia, William "Willie G." Davidson e outros da Harley - Davidson. Durante uma coletiva em Daytona Beach, no dia 3 de Março de 1981, Beals falava sobre os aspectos positivos da fusão da Harley: "De 1969 até 1980, a AMF investiu um capital substancial nos negócios de motos e carros de golf, permitiu que o faturamento da impressa aumentasse de $49 milhões para $300 milhões ...". O que Beals realmente queria dizer era que a AMF ajudou a Harley durante um período crítico de crescimento e que a evidência mais tangível do sucesso da companhia era sua habilidade, de agora manter-se por si mesmo mais uma vez, e olhar para o futuro com orgulho e expectativa".

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