Logo

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quarto Passo: Filtro de Ar

A questão do filtro de ar para mim já não era novidade. Como sempre gostei de "fuçar" em carros (nos meus) e mesmo não sendo versado em motores, a troca do filtro de ar sempre foi uma questão óbvia para ter uma sensação que o motor está rendendo um pouco mais.

A troca do filtro de ar acaba sendo essencial para que o motor tenha um desempenho melhor. Mas veja bem, só trocar o filtro de ar não quer dizer que você terá alguns pocotós a mais, seja no carro ou na moto. O sistema de filtro de ar original possui uma entrada pequena com uma tela de papelão de pouca vazão, ou seja, o motor suga pouco ar e nessa "sugada" o ar que entra é bem restritivo. Sem problemas para que o motor cumpra o seu papel de propulsão e deslocamento.

Recapitulando. Eu já tinha trocado os escapamentos para um mais "barulhento", certo? Pois então, esse barulho a mais é devido a sua maior abertura na saída dos gases e claro, outros fatores técnicos que compõem a construção dele. Mas resumindo a estória, se está saindo mais ar do motor, proporcionalmente seria muito saudável para o motor que entrasse mais ar na mesma proporção...

Os escapamentos Screamin' Eagle, não necessitam de nenhuma regulagem do sistema de injeção (sim, a Brigitte é injetada) nem tampouco obriga a instalação de um filtro de ar mais aberto. Mas também não vou explicar (e também não vão entender) o por que quis trocá-lo. Bem, sabia que seria útil no futuro :)

E novamente utilizei mais um acessório de prateleira da Harley-Davidson, que seria o SE Sportster Stage I Air Cleaner Kit (29782-07). Esse kit aumenta a entrada de ar dentro da "marmita" original onde armazena o filtro de ar, junto com um filtro de maior vazão. Tratava-se de um kit usado e em seguida já fiz a comprinha via ebay do filtro de ar K&N (E-3040) para completar a experiência.



Resultado. Não tenho receio de dizer como muitos dizem, "viver na ignorância é uma benção" (com bom senso, claro...). Com essas duas mudanças o desempenho da moto mudou bastante e não foi efeito placebo. Mas depois de alguns km, percebi que ainda faltava alguma coisa e não entendia muito bem o que era.


Nenhum comentário:

Postar um comentário