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sábado, 26 de fevereiro de 2011

A História da Harley-Davidson - Parte VII

Em 1957, a Harley lançava um de seus modelos mais famosos, o XL Sportster, pai das "Superbikes". Suas 55 cu. in. com válvula sobre o cabeçote, substituiria a veterana 55 cu. in. KH. No ano seguinte, um modelo mais forte da Sportster surgia, a XLCH (Competition Hot). A Hydra-Glide deu passagem para a Duo-Glide, em 1958, com suspensão traseira hidráulica, junto com a dianteira. Tinha também breque traseiro hidráulico. Uma 125 cc. "Hummer" foi adicionada à linha das Light Weights (peso leve)., substituindo a M-125. Em 1960, a Harley tornou-se internacional, a partir de um acordo com a Aeronáutica Maechi S.p.a., em Varese, Itália. Nos 18 anos seguintes, as linhas de leve e médio peso foram produzidas lá. Máquinas de 50 para mais cilindradas, com nomes como Shortster, Legero, Baja, Z-90, as séries SS e SX e a Sprint vinham da conexão Milwaukee-Itália. Até uma Scooter, meio futurista, com 165cc., câmbio automático e corpo de fibra de vidro apareceu em 1960, e foi vendida até 1965. A Harley entrou em um campo totalmente novo, quando a produção de carrinhos de golf começou. Assim que a fibra de vidro mostrou-se mais versátil e aplicável a este tipo de produto e algumas motos, a companhia comprou uma fábrica de barcos, feitos de fibra de vidro, converteu esta para produzir componentes para vários modelos e estabeleceu sua divisão "Tomahawk" em 1963. Em 1965, a Duo-Glide passou a chamar-se Electra-Glide, com a adição da partida elétrica e a voltagem aumentou de 6 para 12 volts. Mais tarde, o gerador seria substituído por um alternador, discos de freios hidráulicos seriam instalados nas duas rodas e o carburador foi atualizado. E em 1967, a partida elétrica surgia também na Sportster. A primeira morte da segunda geração da Harley, foi de Gordon Davidson, por doenças respiratórias. Logo John Davidson tornou-se ativo na parte de peças e acessórios. A terceira geração veio à tona com a entrada de John Davidson no departamento de vendas e Willian Davidson, "Willie G.", como diretor de Design em 1963. John entrou em 1959 e mais tarde tornou-se presidente. A companhia que antes era privada, tornou-se pública em 1965 e fundiu-se em 1969 com a "Americam Machine and Foundry Company", a AMF, que era dirigida por Rodney C. Gott. O último ano do motor "PanHead" foi em 1965. A junção da Harley com a AMF proveu crescimento e recursos para a companhia em 1970.

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